• Carregando...
Snowden reiterou perigos da espionagem da agência norte-americana de segurança | Reuters
Snowden reiterou perigos da espionagem da agência norte-americana de segurança| Foto: Reuters

O Wikileaks publicou, na madrugada de sábado, os primeiros vídeos do ex-consultor de inteligência Edward Snowden após seu asilo na Rússia. Ao receber um "Prêmio à Integridade", o ex-consultor que vazou dados sobre a espionagem internacional até ao Brasil falou dos perigos que o abuso do sigilo causa à democracia.

"Se não podemos compreender as políticas e os programas do nosso governo, não podemos dar nosso consentimento sobre sua regulamentação", disse, no segundo dos seis trechos em vídeo, todos com menos de um minuto. "Não temos um problema de vigilância, e sim um problema de falta de conhecimento", afirmou.

Snowden reiterou os perigos da espionagem da agência de segurança norte-americana NSA, afirmando que a espionagem indiscriminada está "muito longe" de ser um programa legítimo de segurança. "É como uma rede de vigilância em massa, que coloca populações inteiras sob a vigilância de um olho que tudo vê, mesmo que não seja necessário", disse.

O local da premiação, ocorrida na quarta-feira, não foi revelado. O prêmio foi concedido pela Associação Sam Adams pela Integridade na Atividade de Inteligência, e entregue pelo ex-agente da CIA Ray McGovern, que foi detido em 2011 ao ficar de costas durante pronunciamento da então secretária de Estado Hillary Clinton.

"Confiamos que outras pessoas da mesma estatura moral sigam o exemplo [de Snowden], iluminando zonas obscuras e trazendo à luz crimes que ponham em perigo nossos direitos civis como cidadãos livres", disse McGovern, citado pelo Wikileaks.

Revelações sobre espionagem ao Brasil pelos Estados Unidos e pelo Canadá já fizeram com que a presidente Dilma Rousseff cancelasse uma visita de Estado que faria ao presidente Barack Obama.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]