Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Liberdade de imprensa

Estudantes vão às ruas da Venezuela no 5º dia de protestos pela RCTV

Pelo menos 182 pessoas já foram detidas no país

Centenas de estudantes venezuelanos voltaram a se concentrar nesta quarta-feira (30) na Praça Brión, na Zona Leste de Caracas, para se manifestar em defesa da liberdade de expressão, depois da interrupção do sinal da rede de televisão privada RCTV, e contra a detenção de seus companheiros. É o 5º dia de protestos no país.

Estão sendo organizadas manifestações nas principais cidades do interior, entre elas San Cristóbal (680 kms a sudoeste de Caracas), onde, nesta terça-feira (29), a polícia invadiu o campus da Universidade dos Andes.

Nas manifestações realizadas na segunda e na terça, foram detidas na capital e em outras cidades do país 182 pessoas, das quais 107 são menores de idade, segundo informou o ministro do Interior, Pedro Carreño.

Além disso, a Procuradoria levará aos tribunais 30 pessoas por haverem supostamente incitado distúrbios ou fechado ruas em Caracas e outras cidades, de acordo com o jornal "El Mundo".

Para repudiar as detenções, os estudantes querem marchar na próxima sexta-feira (1º) até a sede da Defensoria do Povo, afirmou John Goicochea, dirigente da Universidade Católica Andrés Bello.

Nas manifestações, foram registrados incidentes em que a polícia utilizou bombas de gás lacrimogêneo e tiros de balas de borracha, especialmente na noite de segunda, quando pequenos grupos de jovens incendiaram latas de lixo para fechar algumas ruas.

A RCTV estava no ar há 53 anos e se mantinha como a única rede de televisão de sinal aberto e alcance nacional de linha opositora.

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, acusou a emissora de ser "golpista" e considera seu fim como o término de uma ditadura na mídia. O proprietário do canal entende que Chávez promove o início do totalitarismo na Venezuela.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.