Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
depois de ataque

EUA afirma que embaixada na Turquia tem proteção

Apesar disso, o Departamento de Estado disse que o incidente ilustra a necessidade de aprovação de financiamento para melhorias na segurança diplomática pelo Congresso

O Departamento de Estado dos Estados Unidos afirmou que o atentado de sexta-feira (01) à embaixada do país em Ancara, na Turquia, mostra que as medidas de segurança necessárias foram tomadas. A porta-voz Victoria Nuland avaliou que o fato de o homem-bomba ter detonado os explosivos no posto de controle, antes de entrar na embaixada, indica que a estrutura tem proteção suficiente.

Apesar disso, o Departamento de Estado disse que o incidente ilustra a necessidade de aprovação de financiamento para melhorias na segurança diplomática pelo Congresso. Nuland acrescentou que as condições do posto Ancara têm sido revisadas constantemente, mas que o prédio é da década de 1950 e precisa de reformas.

Desde a morte do embaixador Christopher Stevens, na Líbia, legisladores norte-americanos têm criticado falhas de procedimentos de segurança do Departamento de Estado. Funcionários do Departamento, por sua vez, relatam cortes no orçamento pelo Congresso.

O suicida foi identificado como Ecevit Sanli, membro da organização terrorista de extrema esquerda Partido da Frente Revolucionária de Libertação do Povo (DHKP-C, na sigla em turco). O guarda morto foi identificado como Mustafa Akarsu, de 47 anos. A jornalista turca Didem Tuncay, de 39 anos, foi internada em um hospital após ser ferida gravemente. As informações são da Dow Jones.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.