• Carregando...
Jake Sullivan, assessor de segurança nacional do presidente americano, Joe Biden
Jake Sullivan, assessor de segurança nacional do presidente americano, Joe Biden, fala à imprensa| Foto: EFE/EPA/JIM LO SCALZO

Os Estados Unidos responderão de forma "decisiva" se a Rússia levar mísseis ou infraestrutura militar para Venezuela e Cuba, afirmou nesta quinta-feira (13) Jake Sullivan, assessor de segurança nacional do presidente americano, Joe Biden.

Em entrevista coletiva, Sullivan acrescentou que a questão não foi discutida durante as conversas entre Washington e Moscou na semana passada e disse que poderia ser um "blefe" do vice-ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Riabkov, que não deveria ser levado tão a sério.

"Se a Rússia avançar nessa direção, lidaremos com ela de forma decisiva", disse Sullivan em entrevista coletiva na Casa Branca, sem elaborar a resposta.

Falando nesta quinta-feira ao canal de televisão internacional russo "RTVI", Riabkov disse que EUA e OTAN rejeitaram as exigências da Rússia em matéria de garantias de segurança e descartou um pronto reatamento das negociações com o Ocidente.

Questionado sobre as medidas de resposta de Moscou, o diplomata russo não descartou a instalação de infraestruturas militares em Cuba e Venezuela: "Não quero confirmar nada, nem descartar nada", declarou.

Quando questionado sobre o assunto, o presidente do Comitê Militar da Otan, almirante Rob Bauer, considerou "preocupante" a possibilidade de a Rússia transferir mísseis para estes países.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]