Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Política migratória

EUA anunciam isenções ambientais para construção do muro na fronteira com México

Medida foi anunciada pelo Departamento de Segurança Interna, liderado pela secretária Kristi Noem (Foto: EFE/EPA/JIM LO SCALZO)

Ouça este conteúdo

O governo dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira (5) três isenções ambientais que acelerarão a construção do muro na fronteira com o México nos estados do Arizona e do Novo México, somando-se a outra concedida em abril para trabalho semelhante na Califórnia.

As novas isenções acelerarão a construção "de aproximadamente 36 milhas de novas cercas de fronteira no Arizona e no Novo México", declarou a secretária do Departamento de Segurança Nacional (DHS, na sigla em inglês), Kristi Noem, em comunicado. As seções afetadas são os setores de Yuma, Tucson e El Paso (Texas).

As isenções permitirão que o DHS deixe de seguir várias leis ambientais, como a Lei de Política Ambiental Nacional, que até agora eram exigidas para a construção de estradas ou barreiras físicas nesses locais.

De acordo com a declaração, os projetos afetados "fecharão lacunas críticas na cerca da fronteira e melhorarão as operações de segurança da fronteira nos setores de El Paso, Tucson e Yuma da Patrulha de Fronteira dos EUA".

"Os projetos implementados sob uma isenção são passos cruciais para proteger a fronteira sul e reforçar nosso compromisso com a segurança da fronteira", acrescentou.

A autoridade da secretária de Segurança Nacional para fazer isenções como a anunciada nesta quinta-feira deriva de um trecho da Lei de Reforma da Imigração Ilegal e Responsabilidade do Imigrante de 1996, assinada pelo então presidente democrata Bill Clinton (1993-2001).

Noem assinou outra isenção em abril para a construção do muro de fronteira na Califórnia.

A Patrulha de Fronteira dos EUA deteve 23.912 estrangeiros na fronteira com o México de fevereiro a abril de 2025, após o retorno de Trump à Casa Branca, em 20 de janeiro.

Quando os 29.105 casos de janeiro também são levados em conta, isso eleva o número total de apreensões de migrantes nos primeiros quatro meses de 2025 para 53.017, uma redução de 90% em relação às 531.224 apreensões registradas no mesmo período em 2024.

VEJA TAMBÉM:

Conteúdo editado por: Isabella de Paula

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.