Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Do Iêmen

EUA anunciam novas sanções contra alto escalão dos Houthis

EUA anunciam novas sanções contra alto escalão dos Houthis
Os terroristas houthis, no Iêmen (Foto: EFE/EPA/YAHYA ARHAB)

Ouça este conteúdo

Os Estados Unidos, sob a administração do presidente Donald Trump, anunciaram nesta quarta-feira (5) novas sanções contra sete líderes dos Houthis, grupo alinhado ao regime islâmico do Irã que tem realizado ataques contra navios comerciais no Mar Vermelho.

Segundo o Departamento do Tesouro dos EUA, os alvos da sanção estariam envolvidos no contrabando de armamentos avançados e sistemas de armas para as áreas controladas pelo grupo no Iêmen, além de negociarem a compra de armamentos da Rússia.

Além desses indivíduos, o governo americano também sancionou Abdulwali Abdoh Hasan Al-Jabri e sua empresa, Al-Jabri General Trading and Investment Co. De acordo com o Tesouro, Al-Jabri teria recrutado combatentes iemenitas para lutar na Ucrânia em favor da Rússia, além de arrecadar fundos para operações militares dos Houthis.

Ao adquirirem armas e componentes de fornecedores na Rússia, os Houthis colocam em risco a segurança no Mar Vermelho, afirmou a porta-voz do Departamento de Estado americano, Tammy Bruce, em comunicado.

Com apoio do regime iraniano, os Houthis vêm intensificando seus ataques contra embarcações comerciais e militares no Mar Vermelho, desafiando as forças americanas e aliadas que buscam restaurar a segurança na região estratégica para o comércio global.

As novas sanções fazem parte de um esforço mais amplo do governo Trump para conter as ameaças representadas pelos extremistas e seus aliados. Nesta terça-feira (4), o Departamento de Estado dos EUA confirmou que implementou oficialmente a designação dos Houthis como uma “organização terrorista estrangeira”, após o pedido do presidente no início deste ano.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.