Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Cooperação

EUA assinam acordo para que solicitantes de asilo façam pedido no Paraguai

O ministro das Relações Exteriores do Paraguai, Rubén Ramírez Lezcano, o secretário de Estado americano, Marco Rubio, e o secretário-adjunto de Segurança Interna dos EUA, Troy Edgar, assinam o acordo em Washington (Foto: Perfil de Marco Rubio no X/EFE)

Ouça este conteúdo

O secretário de Estado americano, Marco Rubio, e o ministro das Relações Exteriores paraguaio, Rubén Ramírez Lezcano, assinaram nesta quinta-feira (14) em Washington um Acordo de Terceiro País Seguro (STCA, na sigla em inglês) entre os Estados Unidos e o Paraguai.

Por esse acordo, requerentes de asilo de outros países poderão solicitar que os Estados Unidos concedam o benefício enquanto estão em território paraguaio.

“O secretário e eu temos nos concentrado muito em estabelecer acordos seguros com terceiros países na América Latina, América do Sul e até mesmo na África. Portanto, este foi um grande passo para nós. Somos muito gratos pela oportunidade de poder trabalhar com vocês”, afirmou o secretário-adjunto de Segurança Interna dos EUA, Troy Edgar, na cerimônia de assinatura do acordo, segundo transcrição divulgada pelo Departamento de Estado.

“O sistema de asilo americano sofreu abusos significativos no governo anterior. E poder assinar um acordo como este realmente começa a aliviar a carga sobre a Segurança Interna e nossa capacidade de processar e fornecer o processo de asilo para pessoas que realmente merecem e passam pelo processo”, acrescentou Edgar.

“Hoje, este acordo representa o profundo compromisso com nosso governo para trabalhar não apenas em programas de migração, mas também na segurança”, disse Ramírez.

A assinatura do acordo com o governo de Santiago Peña reforça a aproximação da gestão Donald Trump com líderes de direita na América Latina.

Antes, o governo do republicano havia assinado um acordo com El Salvador para receber imigrantes deportados pelos Estados Unidos e no final de julho um compromisso para isentar argentinos da exigência de visto de turismo e negócios, na volta do país sul-americano a um programa do qual havia sido removido em 2002, o Visa Waiver Program ou Programa de Isenção de Visto (VWP).

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.