• Carregando...
Secretário de Energia dos EUA, Rick Perry
Secretário de Energia dos EUA, Rick Perry | Foto: MANDEL NGAN/AFP| Foto:

A administração do presidente dos EUA, Donald Trump, manteve em segredo sete autorizações que emitiu a partir de novembro de 2017, permitindo que empresas americanas de energia nuclear compartilhem informações tecnológicas sensíveis com a Arábia Saudita, embora o reino ainda não tenha concordado com os termos de antiproliferação nuclear necessários para construção de usinas nucleares baseadas em projetos americanos.

O Departamento de Energia e o Departamento de Estado não apenas mantiveram as autorizações em segredo, mas também se recusaram a compartilhar informações sobre elas com os comitês do Congresso que têm jurisdição sobre proliferação nuclear e segurança.

Leia também: EUA cortam recursos da OEA por causa de defesa do aborto

As autorizações, emitidas para seis empresas, cobrem informações da "Part 810", uma cláusula de regulamentação que permite que empresas norte-americanas divulguem algumas informações do projeto para concorrer a contratos com compradores estrangeiros. As autorizações concedidas permitem que as empresas façam trabalhos preliminares em energia nuclear, antes de qualquer decisão de construir uma central nuclear, mas não autorizam a exportação de equipamentos.

Os regulamentos da "Part 810" também fornecem uma lista de "destinos geralmente autorizados". A Arábia Saudita não está nesta lista.

Ambição saudita

A Arábia Saudita disse que quer construir duas usinas nucleares e empresas da Rússia, China, Coreia do Sul, França e Estados Unidos manifestaram interesse em obter os contratos.

Leia também: O seu território não existe mais, mas o Estado Islâmico ainda não terminou

Se um consórcio americano construir um reator real na Arábia Saudita, o reino teria que se comprometer com o que é conhecido como "acordo 123". Sem isso, o Congresso poderia votar para bloquear o negócio. Até agora, o reino se recusou a renunciar ao seu direito de enriquecer urânio ou reprocessar combustível usado, processos que podem ser usados ​​para construir armas nucleares.

Em uma entrevista de 60 minutos no ano passado, o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman disse que "a Arábia Saudita não quer adquirir nenhuma bomba nuclear, mas sem dúvida se o Irã desenvolver uma bomba nuclear, nós seguiremos o exemplo o mais rápido possível".

Preocupação no Congresso

Em um e-mail de dezembro, obtido pelo Washington Post, um funcionário do Departamento de Energia admitiu que "a prática geral" é publicizar o pedido. No entanto, ao justificar o sigilo, o Departamento de Energia informou que as empresas solicitaram o tratamento sigiloso para proteger informações de propriedade.

"Essas empresas norte-americanas que farão este trabalho querem manter essas informações proprietárias fora do domínio público", declarou o secretário de Energia, Rick Perry, perante o Comitê de Serviços Armados do Senado. "Eu entendo totalmente isso."

Os membros do Congresso estão chateados com a postura do governo e querem descobrir se o governo dos Estados Unidos têm compartilhado informações com a Arábia Saudita, mesmo depois do assassinato do jornalista Jamal Khashoggi, cidadão saudita e residente dos EUA, em outubro.

Leia também:Senado americano aprova retirada de apoio aos sauditas na guerra do Iêmen

Perry disse que, desde 2017, havia 65 pedidos de empresas que procuravam compartilhar informações sob a cláusula 810 da legislação. Até agora, segundo ele, o departamento emitiu 37 autorizações, incluindo seis para a Arábia Saudita e duas para a Jordânia. Mais tarde, o Departamento de Energia emitiu uma correção dizendo que havia sete autorizações para a Arábia Saudita.

"O que me preocupa verdadeiramente é que se os EUA não fizerem parcerias com a Arábia Saudita ou a Jordânia", estes dois países, "vão virar-se para a Rússia e a China para (obter) a sua tecnologia nuclear civil", acrescentou Perry.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]