Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Colômbia e Cuba incluídos

EUA cancelam programas de reagrupamento familiar para imigrantes de sete países

A secretária de Segurança Interna dos Estados Unidos, Kristi Noem, em audiência na Câmara na quinta-feira (11) (Foto: WILL OLIVER/EFE/EPA)

Ouça este conteúdo

O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos (DHS, na sigla em inglês) anunciou nesta sexta-feira (12) que vai encerrar todos os programas para reunificação familiar de imigrantes da Colômbia, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti e Honduras.

Esses programas, chamados de Parole de Reunificação Familiar (FRP), permitem que familiares estrangeiros de cidadãos americanos ou de residentes permanentes legais sigam para os Estados Unidos e trabalhem no país enquanto esperam a análise da concessão do status de residente permanente legal.

“Esta administração está pondo fim ao abuso do parole humanitário, que permitia que estrangeiros com antecedentes mal verificados burlassem o processo tradicional de parole”, informou o DHS em comunicado.

A pasta argumentou que tal mecanismo “nunca foi concebido para ser usado dessa forma, e o DHS está retornando à análise caso a caso, conforme pretendido pelo Congresso”.

“O fim dos programas FRP é um retorno necessário a políticas de bom senso e ao princípio ‘América Primeiro’ [um dos bordões da gestão Donald Trump]. O desejo de reunir famílias não se sobrepõe à responsabilidade do governo de prevenir fraudes e abusos e de zelar pela segurança nacional e pela ordem pública”, justificou a pasta.

De acordo com o comunicado, se um imigrante desses países recebeu parole nos Estados Unidos sob os programas FRP e esse benefício não tiver expirado em 14 de janeiro de 2026, ele será encerrado nessa data, a menos que o estrangeiro tenha pendente nessa data um pedido de registro de residência permanente ou ajuste de status que tenha sido protocolado até a próxima segunda-feira (15).

No caso de pedidos pendentes, o parole continuará válido até que o período do benefício expire ou até que o DHS tome uma decisão final sobre a solicitação – o que ocorrer primeiro. Se o pedido for negado, o imigrante deverá deixar os Estados Unidos imediatamente.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.