• Carregando...

Autoridades americanas reunidas em Bruxelas emitiram comunicado nesta sexta-feira (25) no qual advertem que a desconfiança em relação às práticas de espionagem dos Estados Unidos poderia prejudicar a luta contra o terrorismo. A nota afirma ainda que a falta de confiança poderia prejudicar a cooperação para a coleta de informações.

"A coleta de informações é um elemento vital na luta contra o terrorismo", afirmaram. A resposta vem após a chanceler alemã, Angela Merkel, exigir dos Estados Unidos um pacto de "não-espionagem" até o fim do ano, apoiado por Berlim e Paris, como maneira de interromper o monitoramento da Agência de Segurança Nacional americana (NSA, em inglês) de dois dos mais próximos aliados de Washington.

Após o primeiro dia da cúpula europeia, em Bruxelas - onde foram discutidas acusações de que a NSA tinha acessado dezenas de milhares de registros telefônicos franceses e monitorado o telefone celular particular de Merkel -, a chanceler afirmou que queria uma ação do presidente americano, Barack Obama, e não apenas "palavras". Em um comunicado emitido após o encontro, 28 líderes da UE disseram que apoiam a proposta.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]