Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
ciência

EUA colocam em órbita poderoso telescópio para estudar buracos negros

O NuSTAR é a décima primeira missão do programa de satélites exploradores da Nasa e o primeiro telescópio orbital com raios X

A meta científica é uma observação profunda do espaço na busca por buracos negros maiores que o Sol e um entendimento melhor da forma como as partículas aceleram nas galáxias ativas | AFP PHOTO / NASA
A meta científica é uma observação profunda do espaço na busca por buracos negros maiores que o Sol e um entendimento melhor da forma como as partículas aceleram nas galáxias ativas (Foto: AFP PHOTO / NASA)

A Nasa (agência espacial americana) colocou em órbita nesta quarta-feira (13) seu novo telescópio orbital NuSTAR que inspecionará o Universo com seus avançados "olhos" de raios X na busca por buracos negros e outros fenômenos exóticos.

Um avião L-1011 que decolou do atol Kwajalein, no Oceano Pacífico, levou até 11,9 mil metros de altura um foguete Pegasus XL.

A Nasa informou que o foguete acendeu seus motores impulsionando o NuSTAR rumo à sua órbita, a 550 quilômetros da Terra, e, às 13h17 (de Brasília), confirmou que o telescópio havia se separado do propulsor, iniciando o desdobramento dos painéis solares que o manterão funcionando por pelo menos dois anos.

O NuSTAR (Nuclear Spectorscopic Telescope Array - Matriz de Telescópios Eletroscópicos Nucleares) é a décima primeira missão do programa de satélites exploradores da Nasa e o primeiro telescópio orbital com raios X que opera a energias superiores às do Observatório Chandra.

A meta científica é uma observação profunda do espaço na busca por buracos negros maiores que o Sol e um entendimento melhor da forma como as partículas aceleram nas galáxias ativas.

Para estes estudos, o NuSTAR empregará dois aparatos ópticos que consistem, cada um, de 133 camadas concêntricas.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.