Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Invasão

EUA consideram "inaceitável" repressão a ONGs no Egito

Em 29 de dezembro, juízes e policiais revistaram 17 sedes e outros locais pertencentes a ONGs egípcias e estrangeiras

Os Estados Unidos consideraram "inaceitável" nesta terça-feira (3) que continue a repressão contra ONGs no Egito, entre elas algumas americanas, após as batidas realizadas na semana passada em instalações de organizações tanto egípcias quanto internacionais.

"Recebemos garantias de altos funcionários do governo egípcio de que esta questão seria resolvida, que terminaria o assédio e que as ONGs poderiam voltar a exercer suas atividades e sua propriedade seria devolvida", afirmou a porta-voz do Departamento de Estado, Victoria Nuland. "É francamente inaceitável para nós que esta situação não tenha se normalizado".

Em 29 de dezembro, magistrados assistidos pela polícia revistaram 17 sedes e outros locais pertencentes a ONGs egípcias e estrangeiras, no contexto de uma investigação de "financiamento estrangeiro ilícito".

Pelo menos três ONGs americanas, National Democratic Institute, International Republican Institute e Freedom House foram alvos desta investigação.

Washington protestou contra as revistas e o Departamento de Estado havia anunciado, na sexta-feira, que o governo egípcio assegurou que poria um fim nelas.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.