Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Alerta para os americanos

EUA consideram mais seguro viajar para El Salvador do que Europa

Bukele e o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, discutiram acordo de deportação em fevereiro (Foto: EFE/ Governo de El Salvador)

Ouça este conteúdo

O Departamento de Estado dos EUA atualizou esta semana seus avisos de viagem para os cidadãos, classificando El Salvador como um país mais seguro que Espanha, França, Alemanha e Reino Unido.

Enquanto El Salvador permanece no Nível 1 na lista de países menos perigosos, onde é recomendado viajar com "precauções normais", os países europeus estão no Nível 2, onde os viajantes devem ter "maior cautela".

A atualização do Departamento de Estado recomenda que viajantes com destino ao país centro-americano "tomem precauções habituais. A atividade de gangues diminuiu nos últimos três anos. Isso levou a uma redução nos crimes violentos e assassinatos".

No caso da Espanha, contudo, observa que "grupos terroristas continuam planejando potenciais ataques. Os terroristas podem atacar com pouco ou nenhum aviso, visando locais turísticos, centros de transporte, mercados/centros comerciais, instalações governamentais locais, hotéis, clubes, restaurantes, locais de culto, parques, grandes eventos esportivos e culturais, instituições educacionais, aeroportos e outros espaços públicos".

"As manifestações são habituais. Podem ocorrer em resposta a questões políticas ou econômicas, em feriados politicamente significativos e durante eventos internacionais", acrescentou o Departamento de Estado americano.

No caso de Alemanha, França e Reino Unido, o alerta é semelhante quanto à possibilidade de ataques, mas, no caso britânico, também adverte que "há também o risco de violência isolada por parte de grupos dissidentes na Irlanda do Norte, focada principalmente em alvos policiais e militares".

Já na França há alertas sobre "incidentes frequentes como furtos de carteira e roubos de celular", que podem ocorrer em qualquer lugar, especialmente em áreas lotadas.

"As manifestações pacíficas e as greves em Paris e outras cidades francesas são habituais e podem interromper o transporte", enfatizam as autoridades americanas.

O secretário de Estado americano, Marco Rubio, elogiou recentemente a liderança do presidente salvadorenho, Nayib Bukele, como "crucial para melhorar a segurança de seu país para viajantes estrangeiros".

"A atividade de gangues, os crimes violentos e os assassinatos em El Salvador diminuíram significativamente", escreveu Rubio na rede social X, ao anunciar que o alerta de viagens dos EUA para El Salvador havia sido atualizado para o "Nível 1".

A atualização dos alertas do Departamento de Estado acontecem depois que o governo de Donald Trump, com base em uma lei de 1798 conhecida como Lei de Inimigos Estrangeiros, transferiu para uma prisão de segurança máxima em El Salvador centenas de imigrantes venezuelanos, os quais vinculou à gangue criminosa Tren de Aragua.

VEJA TAMBÉM:

Conteúdo editado por: Isabella de Paula

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.