• Carregando...
Embaixadora dos EUA na ONU, Nikki Haley, deve anunciar saída do país do conselho de Direitos Humanos da ONU | KENA BETANCURAFP
Embaixadora dos EUA na ONU, Nikki Haley, deve anunciar saída do país do conselho de Direitos Humanos da ONU| Foto: KENA BETANCURAFP

A administração Trump vai anunciar nesta terça-feira (19) a saída do país da Conselho de Direitos Humanos da ONU (Organização das Nações Unidas), segundo fontes ouvidas pelo site  Bloomberg e pela agência de notícias Reuters. 

LEIA TAMBÉM: 6 pontos para entender a crise dos imigrantes nos EUA

O secretário de estado, Mike Pompeo, e a embaixadora dos EUA na ONU, Nikki Haley, planejam anunciar a decisão às 17h no horário local (18h no horário de Brasília), no Departamento de Estado. “Quando o conselho trata Israel pior do que a Coreia do Norte, Irã e Síria é indigno de seu nome”, disse ela em uma sessão do conselho.

Segundo o Bloomberg, a administração Trump já havia criticado o conselho de ser tendencioso em relação à Israel. Na semana passada, a Reuters informou que ativistas e diplomatas já haviam sugerido uma retirada dos EUA da comissão após conversas frustradas.

Na sessão da comissão nesta segunda-feira, a administração Trump foi amplamente criticada pela política de “tolerância zero” com os imigrantes que tentam entrar nos EUA ilegalmente. O alto comissário da ONU, Zeid Ra'ad Al Hussein, disse que está profundamente preocupado com a situação. “O pensamento de que qualquer Estado poderia dissuadir os pais [de imigrar ilegalmente aos EUA] ao infligir tais abusos às crianças é inconcebível”, disse ele.

A decisão, se confirmada, ocorrerá pouco mais de um mês depois que o governo Trump tirou o país do acordo nuclear do Irã.

LEIA TAMBÉM: Trump acirra guerra comercial com China e quer sobretaxar mais US$ 200 bi em mercadorias

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]