Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Risco de prisão ilegal

EUA divulgam alerta para que cidadãos americanos não viajem para Venezuela, Rússia e Irã

Prédio da Embaixada dos Estados Unidos em Moscou (Foto: MAXIM SHIPENKOV/EFE/EPA)

Ouça este conteúdo

O Departamento de Estado americano publicou nesta segunda-feira (8) no X um alerta para que cidadãos dos Estados Unidos evitem viajar para Venezuela, Rússia, Irã e outros países devido ao risco de prisão ilegal.

“Os seguintes países têm o nível mais alto de advertência de viagem — Nível 4: Não Viaje — e estão entre aqueles onde os americanos enfrentam um risco elevado de serem detidos injustamente”, afirmou a conta em espanhol do Departamento de Estado, num post acompanhado de uma imagem com os nomes de seis países: Afeganistão, Mianmar, Irã, Coreia do Norte, Rússia e Venezuela.

O alerta foi emitido três dias depois do presidente americano, Donald Trump, ter assinado uma ordem executiva que determina que indivíduos designados como patrocinadores estatais de detenção injusta podem enfrentar penalidades severas, incluindo sanções econômicas, restrições de visto, restrições de assistência estrangeira e restrições de viagem para portadores de passaporte americano.

“Em resumo: qualquer pessoa que use um americano como moeda de troca pagará o preço. Este governo não está apenas colocando os Estados Unidos em primeiro lugar, mas também os americanos em primeiro lugar”, afirmou o Departamento de Estado, em nota.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.