Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Aviso

EUA dizem à China que não se beneficie das sanções ao Irã

Os EUA pediram nesta segunda-feira à China que respeite as sanções internacionais contra o programa nuclear iraniano, depois de Pequim posicionar-se contra novas sanções da União Europeia a Teerã e elogiar a proposta iraniana de retomar sem pré-condições uma negociação de intercâmbio de material atômico.

A China também havia criticado recentemente os Estados Unidos por imporem suas próprias sanções ao Irã, argumentando que Washington não poderia tomar medidas unilaterais além das resoluções da ONU.

"Queremos que a China seja uma participante responsável do sistema internacional", disse a jornalistas Robert Einhorn, consultor especial de não-proliferação e controle de armas do Departamento de Estado dos EUA, em entrevista coletiva.

"E isso significa cooperar com as resoluções do Conselho de Segurança da ONU, e significa não preencher lacunas, não tirar vantagem da restrição responsável de outros países."

Autoridades norte-americanas têm demonstrado preocupação de que empresas chinesas estariam investindo agressivamente no setor energético iraniano, apesar da ameaça de sanções.

Você pode se interessar

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.