• Carregando...
Secretário de Estado americano. Mike Pompeo, diz que o governo de Caracas está em um processo de desmantelamento em larga escala | CHIP SOMODEVILLA/AFP
Secretário de Estado americano. Mike Pompeo, diz que o governo de Caracas está em um processo de desmantelamento em larga escala| Foto: CHIP SOMODEVILLA/AFP

O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a solicitar que a Organização dos Estados Americanos (OEA) suspenda a Venezuela e outros membros, com o objetivo de ampliar a pressão sobre o regime de Nicolás Maduro para que se restaure a ordem constitucional.

 O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, disse à OEA que o governo de Caracas está em um processo de "desmantelamento em grande escala" da democracia. O vice-presidente dos EUA, Mike Pence, já havia pedido a suspensão venezuelana. 

Leia mais: ï»¿Ditador da Venezuela acusado de crimes contra a humanidade

 Em suas declarações, Pompeo condenou novamente a eleição disputada no mês passado, na qual Maduro voltou ao poder, qualificando-a como uma "farsa" e dizendo que o governo havia "exaurido todas as opções de diálogo". 

 O ministro das Relações Exteriores venezuelano, Jorge Arreaza, respondeu com acusações aos EUA de interferência em questões internas e de violar a Carta da OEA ao impor sanções.

Apoio brasileiro

A medida tem apoio brasileiro. O ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes de Oliveira também defendeu a suspensão da Venezuela da organização internacional, caso o governo de Nicolás Maduro continue a violar os preceitos da Carta Democrática Interamericana.

Ele disse que a Venezuela subscreveu a Carta livremente e está sujeita a seus princípios.

Isso não pode ficar letra morta. Na medida em que a Venezuela descumpre esse compromisso, que é fundamental, não há alternativa a não ser a suspensão.

Nesta terça-feira, os chanceleres tentarão aprovar uma resolução que exige o retorno da democracia na Venezuela, a libertação de todos os presos políticos, o respeito à divisão entre os Poderes e a permissão de entrada de ajuda humanitária no país.

"Vai haver uma manifestação de preocupação e (vamos) colocar no horizonte uma eventual suspensão, desde que sejam obedecidos os procedimentos e a Venezuela persista nesse caminho", observou. 

 Aloysio elogiou a libertação de 79 presos políticos pelo regime de Maduro, mas ressaltou que o gesto não pode ser uma "porta giratória", pelo qual saem alguns presos enquanto outros entram.

Tentativa de reduzir pressão

Fontes diplomáticas da OEA interpretaram a decisão como uma tentativa de Maduro de amenizar a pressão sobre seu governo e reduzir o apoio à proposta de resolução que exige o restabelecimento da democracia no país. Para ser aprovado, o projeto precisa de 18 dos 34 votos da organização. 

Leia mais: Maduro diz que não é culpado por crise na Venezuela

 Em fevereiro, a OEA condenou a antecipação das eleições presidenciais na Venezuela com 19 votos. Foi uma das primeiras derrotas do regime na organização, onde conta com o apoio de grande parte dos países do Caribe, graças à entrega de petróleo a preços subsidiados. 

 Mas o comportamento de Caracas na sessão de abertura desta segunda-feira indicou que há uma erosão do suporte a Maduro. O representante do país se opôs à inclusão do debate sobre a Venezuela na pauta da Assembleia-Geral, mas não pediu que houvesse votação sobre o assunto. Com isso, o tema foi aprovado por aclamação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]