Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Disputa no norte

EUA endurecem regras para cidadãos do Canadá que visitam o país

EUA endurecem regras para cidadãos do Canadá que visitam o país
Bandeira do Canadá (Foto: Wladyslaw/Wikimedia Commons)

Ouça este conteúdo

Os Estados Unidos passarão a exigir que cidadãos canadenses que permaneçam no país por mais de 30 dias se registrem e forneçam impressões digitais às autoridades. A medida, que segundo o New York Times já existia na legislação americana, mas não era aplicada a quem cruzava a fronteira entre os dois países por terra, agora será rigorosamente cumprida, a partir do mês de abril, pelo governo do presidente Donald Trump.

A mudança foi feita que haja o cumprimento integral do decreto assinado por Trump durante sua posse, em 20 de janeiro, chamado Protegendo o Povo Americano Contra a Invasão. O objetivo deste decreto é reforçar o controle migratório e garantir a segurança nacional dos EUA. Segundo informações, quem não cumprir esta nova exigência poderá enfrentar penalidades civis e criminais.

O governo canadense confirmou já ter recebido a notificação oficial dos EUA sobre a nova regra. O Departamento de Segurança Interna (DHS) ainda não detalhou o processo de registro, mas informou que será fornecido um sistema para que os estrangeiros canadenses regularizem sua situação.

Segundo a mídia canadense, a exigência pode afetar principalmente aposentados do país, que costumam passar o inverno em estados dos EUA como Flórida e Arizona. Estima-se que cerca de 1 milhão de canadenses façam essa viagem anualmente. Esses aposentados viajantes são conhecidos como snowbirds.

A Associação Canadense de Aposentados (CARP) alertou que “o não cumprimento da nova regra pode resultar em penalidades civis e criminais” e recomendou que os viajantes fiquem atentos às atualizações.

O endurecimento das regras ocorre em meio a tensões entre os dois países. Trump mantém uma guerra tarifária contra o Canadá, tendo imposto tarifas de 25% sobre o aço e o alumínio canadenses. A disputa se intensificou quando a província de Ontário anunciou nesta terça-feira (11) um aumento nas taxas sobre a eletricidade exportada para os EUA, levando Trump a dobrar as tarifas sobre metais, embora a medida canadense não tenha sido implementada, e Trump tenha desistido de aumentar sua tarifa.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.