Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Pressão contra Maduro

EUA enviam novo navio lançador de mísseis ao Caribe em meio à tensão com Venezuela

eua venezuela
O presidente dos EUA, Donald Trump. (Foto: ALLISON ROBBERT/EFE/EPA)

Ouça este conteúdo

Os Estados Unidos enviaram um novo navio lançador de mísseis para o mar do Caribe, ampliando a presença militar na região em meio ao aumento das tensões com a Venezuela. O cruzador deixou a base naval de Norfolk, no estado da Virgínia, e se juntou a outra embarcação do mesmo tipo já posicionada próximo à costa venezuelana, segundo reportagens do The Washington Post e do portal especializado The War Zone, que citaram fontes da Marinha americana.

Com o reforço, o comando militar dos EUA passa a contar com seis contratorpedeiros, três navios anfíbios e um submarino no Caribe - um total de 13 meios navais, o maior agrupamento desde a primeira Guerra do Golfo (1990–1991), conforme um estudo do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS).

O coronel da reserva da Marinha americana Mark Cancian, pesquisador do CSIS, disse à agência EFE que “este é o maior destacamento naval na América Latina em pelo menos 25 anos, talvez até nos últimos 40 anos”.

A expectativa é que nos próximos dias o porta-aviões USS Gerald Ford, o mais moderno e importante da frota norte-americana, também chegue à região, reforçando o poder de dissuasão dos Estados Unidos no Caribe.

A nova mobilização acontece no mesmo período em que veículos como o Miami Herald e o Wall Street Journal noticiaram que os EUA estariam prontos para atacar instalações militares na Venezuela. Ao ser questionado sobre o assunto a bordo do Air Force One, o presidente Donald Trump negou os relatos. “Não, não é verdade”, respondeu.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.