Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Pressão sobre Maduro

EUA dizem que envio de navios de guerra para perto da Venezuela será concluído até semana que vem

eua venezuela navios de guerra
O destróier USS Gravely durante operação em 2013 (Foto: MC3 Billy Ho/Marinha dos EUA/Wikimedia Commons)

Ouça este conteúdo

Uma autoridade dos Estados Unidos, falando sob condição de anonimato, afirmou à agência Reuters nesta quinta-feira (28) que o envio para a região do Mar do Caribe próxima da Venezuela de sete navios de guerra americanos, além um submarino de ataque rápido com propulsão nuclear, deve ser concluído até a próxima semana.

Segundo a fonte, parte dessas embarcações já está na região e as demais chegarão até a semana que vem.

Entre os navios de guerra enviados, estão os do esquadrão anfíbio USS San Antonio, USS Iwo Jima e USS Fort Lauderdale e os contratorpedeiros da classe Arleigh Burke USS Sampson, USS Jason Dunham e USS Gravely.

Segundo a Reuters, as Forças Armadas dos Estados Unidos também têm utilizado aviões espiões P-8 na região para coletar informações.

A Casa Branca informou que essa operação tem o objetivo de evitar a chegada de drogas aos Estados Unidos – Washington acusa o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, de liderar o Cartel de Los Soles e de estar associado a outros grupos criminosos envolvidos com o narcotráfico na América Latina.

Na quarta-feira (27), Maduro acusou os Estados Unidos de violarem o Tratado de Tlatelolco de 1967, que declarou América Latina e Caribe como zonas livres de armas nucleares, devido ao envio do submarino nuclear para águas próximas à Venezuela.

Em declarações transmitidas pela emissora estatal de televisão VTV, o ditador venezuelano afirmou que “nunca nenhum país da região foi ameaçado com um submarino nuclear”.

“Não baixamos os olhos para ninguém, nem hoje nem nunca, não baixamos a cabeça para ninguém, não nos achamos melhores do que ninguém porque não somos supremacistas, mas não aceitamos o supremacismo de ninguém”, afirmou.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.