Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Facções criminosas

EUA estão comprometidos em destruir o PCC e o CV, diz número 2 da diplomacia americana

pcc cv terroristas eua
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), candidato à Presidência da República, ao lado do vice-secretário de Estado dos EUA, Christopher Landau, e do assessor de políticas voltadas ao Brasil, Darren Beattie (Foto: Divulgação/Paulo Figueiredo)

Ouça este conteúdo

O vice-secretário de Estado dos Estados Unidos, Christopher Landau, disse nesta quinta-feira (28) que o governo do presidente Donald Trump está comprometido em combater e destruir as facções brasileiras Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV), que devem ser classificados como organizações terroristas internacionais pelo governo americano no próximo dia 5 de junho.

Em publicação nas redes sociais, Landau afirmou que as facções brasileiras representam "uma grave ameaça à segurança" não apenas para o povo brasileiro, mas para todos os povos do Hemisfério Ocidental, incluindo os americanos.

"Levamos essa ameaça muito a sério e estamos comprometidos em combater e destruir essas organizações", escreveu o vice-secretário, ao compartilhar o post onde o secretário de Estado Marco Rubio anuncia a classificação das facções como grupos terroristas.

O anúncio feito por Rubio ocorre um dia após uma reunião entre ele e o senador e pré-candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL) na Casa Branca. Antes, o Flávio havia se reunido com Trump no Salão Oval, ocasião em que apresentou o pedido de classificação das facções como terroristas.

A decisão foi comemorada pelo senador. "Em uma viagem como pré-candidato, nós fizemos mais pelo Brasil e pela segurança dos brasileiros do que o PT e Lula em seus 17 anos de mandato", afirmou Flávio, em vídeo publicado nas redes sociais.

Flávio se reuniu também com Landau na quarta-feira (27), no Departamento de Estado americano. Um dia depois de conversar com Trump e momentos antes de conversar pessoalmente com Rubio.

No anúncio desta quinta-feira, o Departamento de Estado informou que o PCC e o CV já comandam milhares de integrantes e organizaram ataques contra policiais, autoridades públicas e civis no Brasil. Segundo o comunicado, a influência e as redes ilícitas das facções se estendem para além das fronteiras brasileiras, alcançando outros países da região e os próprios Estados Unidos.

Rubio afirmou que o governo Trump continuará usando "todas as ferramentas disponíveis" para proteger os interesses de segurança nacional dos EUA e cortar o financiamento e os recursos destinados a "narcoterroristas".

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.