Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
prisão

EUA exigem que Cuba liberte americano Alan Gross

Cuba deve "ouvir os pedidos da família de Gross e libertá-lo imediatamente", declarou o porta-voz da Casa Branca, Jay Carner, durante entrevista coletiva

Os Estados Unidos pediram esta sexta-feira a Cuba que liberte o cidadão americano Alan Gross, de 62 anos, que no sábado completa dois anos de prisão em Cuba por ter distribuído material de comunicação a grupos civis.

Cuba deve "ouvir os pedidos da família de Gross e libertá-lo imediatamente", declarou o porta-voz da Casa Branca, Jay Carner, durante entrevista coletiva.

"Gross é um marido, pai e profissional comprometido, com um longo histórico de dar assistência e apoio a comunidades em mais de 50 países", explicou Mark Toner, porta-voz do Departamento de Estado.

Gross foi detido em 3 de dezembro de 2009 e condenado, em março deste ano, a 15 anos de prisão.

O regime cubano o acusa de ser um espião e estimular a desestabilização política na ilha, enquanto o Departamento de Estado, que o contratou através de um de seus múltiplos programas de promoção da democracia, assegura que Gross só foi à ilha para distribuir material de comunicação entre a comunidade judaica.

A saúde do americano, que sofre de diabetes, é precária, segundo os testemunhos de vários concidadãos que o visitaram na prisão.

Personalidades como o ex-presidente Jimmy Carter também pediram sua libertação e na quinta-feira um grupo de senadores democratas e republicanos enviou uma incomum carta ao chefe da seção de Interesses Cubanos em Washington, Jorge Bolaños, no mesmo sentido.

Você pode se interessar

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.