• Carregando...

Os Estados Unidos lançaram seu primeiro ataque aéreo tripulado contra alvos do Estado Islâmico a partir da base de Incirlik, na Turquia, na quarta-feira (12), disseram forças militares norte-americanas.

Turquia antecipará eleições após fracasso na tentativa de formar coalizão

A Turquia deve realizar uma eleição antecipada no segundo semestre depois que as conversas para formar uma coalizão de governo fracassaram nesta quinta-feira (13).

Leia a matéria completa

A coalizão liderada pelos EUA havia lançado missões com aeronaves não tripuladas contra os militantes neste mês a partir da base, informou o comando da força-tarefa conjunta em comunicado.

Jatos de caça turcos não estiveram envolvidos nos ataques tripulados, segundo fontes de segurança da Turquia.

Os turcos concordaram no mês passado em abrir suas estrategicamente importantes bases à coalizão liderada pelos EUA, uma grande mudança de postura após anos de relutância em assumir uma papel na linha de frente contra combatentes do Estado Islâmico perto de sua fronteira.

Mas, mesmo assim, Ancara tem resistido em assumir um papel principal na luta contra os militantes, que controlam partes dos vizinhos Síria e Iraque, citando temores de retaliação.

Em julho, a Turquia lançou ataques aéreos contra os militantes na Síria pela primeira vez.

Turquia não planeja enviar tropas à Síria

A Turquia não pretende destacar tropas terrestres para combater na Síria o Estado Islâmico, apesar de essa opção permanecer sobre a mesa, disse o ministro de Relações Exteriores turco, Melvut Cavusoglu, em entrevista a uma rede de TV nesta quinta-feira.

“Neste momento, nenhuma força terrestre está prevista, mas no futuro o que for necessário para combater o Estado Islâmico --incluindo operações por terra-- deve ser feito, essa é minha opinião pessoal”, disse Cavusoglu à HaberTurk TV.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]