• Carregando...
O presidente dos EUA, Joe Biden
O presidente dos EUA, Joe Biden| Foto: EFE/Juan Carlos Hidalgo

Os Estados Unidos iniciaram nesta sexta-feira (2) uma série de ataques aéreos contra dezenas de alvos no Iraque e na Síria usados por milícias apoiadas pelo Irã, em uma retaliação pelo ataque com drones que matou três soldados americanos em uma base localizada na Jordânia no domingo (28), informaram emissoras locais e agências internacionais citando fontes do governo americano.

O presidente dos EUA, Joe Biden, e outros membros do governo democrata já haviam alertado nos últimos dias que os EUA iriam revidar contra as milícias e deixaram claro que não seria apenas um golpe, mas uma “resposta escalonada” ao longo do tempo.

Informações iniciais apontam que os ataques, realizados por aviões tripulados e não tripulados, atingiram quartéis-generais de comando e controle, depósitos de munições e outras instalações que são utilizadas por essas milícias. Eles ocorreram poucas horas depois de Biden e outros representantes da defesa americana se juntarem às famílias enlutadas para assistir ao retorno dos restos mortais dos três soldados mortos na Jordânia na Base Aérea de Dover, em Delaware.

Segundo os primeiros dados, a operação envolveu quatro rodadas de incursões em locais na província oriental de Deir Ezzor, na Síria, onde operam extremistas pró-Irã. Segundo informações do portal Infobae, um primeiro relatório do Observatório Sírio de Direitos Humanos informou que seis membros de uma milícia pró-iraniana foram mortos, mas a informação não foi confirmada pelas partes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]