• Carregando...

O governo americano iniciou nesta segunda-feira (19) um processo contra cinco oficiais do exército chinês acusados pelo roubo de segredos comerciais americanos, segundo o Departamento de Estado dos EUA.

As acusações contra membros do Exército de Libertação Popular marcam a primeira vez que Washington processa funcionários do governo chinês por espionagem econômica.

"Nesse caso alegamos espionagem econômica por membros das forças armadas chinesas e representa a primeira vez que as acusações contra agentes do Estado são apresentadas por este tipo de pirataria", disse o procurador-geral Eric Holder ao introduzir o caso perante um júri na Pensilvânia.

A demanda marca uma escalada na disputa entre as duas maiores economias mundiais sobre a pirataria da informação comercial, tema que virou uma fonte de irritação frequente na já complexa relação entre Washington e Pequim.

O governo dos Estados Unidos acusa a China de realizar uma vasta campanha de ciberespionagem para roubar informações confidenciais de empresas americanas.

O presidente Barack Obama citou o tema depois que um estudo privado concluiu que o roubo cibernético custam aos Estados Unidos bilhões de dólares por ano.A China responde que a atitude de Washington é hipócrita, já que realiza uma ampla espionagem a nível mundial, como revelaram as informações divulgadas pelo ex-técnico da Agência Nacional de Segurança (NSA) Edward Snowden.

EMPRESAS

Os hackers atacaram as empresas norte-americanas na energia nuclear, metais e produtos indústrias solares para roubar informações úteis aos competidores na China, disse o Departamento de Estado.As empresas visadas incluem Alcoa Inc, United States Steel Corp, Allegheny Technologies Inc, Westinghouse Electric Co. e subsidiárias da SolarWorld AG nos EUA.

Os hackers também roubaram informações de um sindicato de trabalhadores, segundo o governo dos EUA.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]