Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Terrorismo

EUA lançam “ataques em larga escala” contra o Estado Islâmico na Síria

Ataques fazem parte de uma ofensiva liderada pelos Estados Unidos contra posições do Estado Islâmico em território sírio
Ataques fazem parte de uma ofensiva liderada pelos Estados Unidos contra posições do Estado Islâmico em território sírio. (Foto: Reprodução/X Comando Central dos EUA)

Ouça este conteúdo

Os Estados Unidos, com apoio de forças aliadas, realizaram neste sábado (10) um "ataque de grande escala" contra alvos do Estado Islâmico. A operação ocorre como resposta direta a um ataque ocorrido em dezembro. O Comando Central dos EUA (Centcom) confirmou a informação em uma publicação em seu perfil na rede social X.

De acordo com o Centcom, os bombardeios começaram por volta das 12h30, no horário da Costa Leste americana. Eles atingiram múltiplos alvos do Estado Islâmico em todo o território sírio. A ação integra a Operação Hawkeye Strike, lançada e anunciada em 19 de dezembro de 2025, por determinação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Ataques retaliam emboscada do Estado Islâmico em dezembro

Segundo o comunicado, o ataque é uma retaliação ao ataque realizado pelo Estado Islâmico em 13 de dezembro de 2025, na cidade de Palmira. Na ocasião, um terrorista do grupo emboscou um comboio de forças americanas e sírias. Com isso, dois soldados do Exército dos EUA e um intérprete civil americano morreram. Outros três militares dos Estados Unidos ficaram feridos, e o agressor foi morto no local, conforme o Exército americano.

De acordo com o comando militar, os ataques mais recentes tiveram como objetivo erradicar o terrorismo islâmico, impedir novos atentados e garantir a proteção das forças americanas e parceiras que atuam na região. O Centcom ressaltou ainda que as forças dos Estados Unidos e da coalizão internacional seguem empenhadas na perseguição a terroristas que representem ameaça direta ao país.

“O recado continua claro e firme: se ferirem nossos combatentes, nós os encontraremos e os mataremos em qualquer lugar do mundo, não importa o quanto tentem escapar da Justiça”, afirmou o comando militar americano na nota.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.