• Carregando...
Caminhão de ajuda humanitária entra na Faixa de Gaza, em 2 de março; alimentos, água e remédios enviados têm sido insuficientes diante das necessidades da população local.
Caminhão de ajuda humanitária entra na Faixa de Gaza, em 2 de março; alimentos, água e remédios enviados têm sido insuficientes diante das necessidades da população local.| Foto: Haitham Imad/EFE/EPA

Os Estados Unidos concluíram neste sábado seu primeiro lançamento aéreo de ajuda humanitária na Faixa de Gaza por meio de três aviões militares que distribuíram cerca de 38 mil refeições, segundo informou o Comando Central da Força Aérea americana.

Em comunicado publicado na rede social X, o Comando Central disse que contou com a colaboração da Jordânia para realizar os lançamentos. “Os lançamentos aéreos humanitários do Departamento de Defesa contribuem para os esforços contínuos do governo dos EUA para fornecer assistência humanitária vital ao povo de Gaza. Estamos planejando possíveis missões de acompanhamento para entregar ajuda aérea”, detalhou o comunicado.

O Comando Central da Força Aérea dos EUA utilizou três aeronaves C130 para lançar 66 paletes de alimentos, 22 de cada avião. Os pacotes de alimentos não incluíam água ou suprimentos médicos, segundo a emissora CNN. As organizações de ajuda humanitária afirmam que estes lançamentos aéreos estão muito aquém de satisfazer as necessidades alimentares e de abastecimento da região, onde mais de 2 milhões de pessoas enfrentam a fome.

Na sexta-feira, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou o lançamento aéreo de pacotes com alimentos e medicamentos na Faixa de Gaza e abriu a possibilidade de haver um corredor marítimo para facilitar a entrada de ajuda humanitária no enclave. “A ajuda que está fluindo para Gaza não é suficiente. Há vidas inocentes em jogo. Há vidas de crianças em jogo”, disse o presidente americano ao iniciar uma reunião na Casa Branca com a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]