Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Sob investigação

EUA localizam corpos de soldados desaparecidos na Lituânia

Soldados do Exército dos EUA durante exercício militar no campo de aviação de Nurmsi, na Estônia, em 2024 (Foto: EFE/EPA/VALDA KALNINA)

Ouça este conteúdo

Três dos quatro soldados americanos desaparecidos na Lituânia durante um treinamento foram encontrados sem vida, segundo informaram os EUA nesta segunda-feira (31).

A imprensa lituana havia informado na semana passada que os militares não foram localizados após uma missão em um campo de treinamento em Pabrade, a cerca de 10 km da fronteira com Belarus. Eles deveriam consertar e rebocar um veículo no local.

Um dia depois das autoridades perderem contato com os militares, foi encontrado o veículo blindado no qual os quatro estavam, um M88 Hercules de 63 toneladas, em um pântano.

Os nomes dos soldados não foram divulgados e a causa do incidente segue sob investigação do Exército americano. As buscas contam com apoio da Lituânia e da Polônia.

O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Mark Rutte, já havia confirmado as mortes na última quarta-feira (26), sem dar detalhes do que teria acontecido.

“Estas ainda são notícias iniciais, então não sabemos os detalhes. Estas são notícias realmente terríveis e nossos pensamentos estão com as famílias e entes queridos”, disse ele na ocasião.

Em nota, o escritório de relações públicas para Europa e África do Exército americano  informou que “os soldados, todos da 1ª Brigada, 3ª Divisão de Infantaria, estavam realizando treinamento tático programado no momento do incidente”.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.