Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

EUA não pretendem suspender exercícios militares com Coreia do Sul

Pentágono cancelou um grande exercício militar com os sul-coreanos logo após a reunião de cúpula entre Donald Trump e Kim Jong-un, em junho

James Mattis, secretário da Defesa, disse que não foi tomada nenhuma decisão em relação a exercícios militares em 2019 | CHIP SOMODEVILLA/AFP
James Mattis, secretário da Defesa, disse que não foi tomada nenhuma decisão em relação a exercícios militares em 2019 (Foto: CHIP SOMODEVILLA/AFP)

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, James Mattis, afirmou que o país não planeja suspender mais exercícios militares com a Coreia do Sul ao mesmo tempo em que as negociações com a Coreia do Norte continuam. Ele disse, no entanto, que nenhuma decisão foi tomada sobre a realização de uma grande manobra no próximo ano.

O Pentágono cancelou um grande exercício militar com a Coreia do Sul em uma demonstração de boa-fé após a reunião do presidente americano, Donald Trump, com o líder norte-coreano, Kim Jong-un, em Cingapura em junho. Isso incluiu um exercício conhecido como Freedom Guardian, no qual participam mais de 50 mil tropas americanas e dois exercícios menores conhecidos como programas de intercâmbio entre a Marinha americana e a sul-coreana. 

Leia também: Como uma carta colocou em risco as negociações para a desnuclearização da Coreia do Norte

Os EUA e a Coreia do Sul realizam vários exercícios militares todos os anos. Os principais exercícios incluem dezenas de milhares de tropas dos dois países, enquanto outros são menores e mais focados em ajudar os dois lados a entender como o outro opera militarmente. No entanto, com a estagnação das conversas americanas e norte-coreanas, Trump cancelou uma visita planejada do secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, a Pyongyang, depois de concluir que a visita não seria frutífera

 "Nós tomamos a iniciativa de suspender vários dos maiores exercícios como uma medida de boa-fé da cúpula de Cingapura", disse Mattis em uma entrevista coletiva no Pentágono, a primeira desde abril, depois de uma operação americana de ataque aéreo na Síria. "Não temos planos neste momento de suspender mais exercícios", afirmou.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.