• Carregando...
Brittney Griner está presa na Rússia porque foi encontrado óleo de cannabis na sua bagagem; outro prisioneiro é ex-fuzileiro naval condenado por espionagem
Brittney Griner está presa na Rússia porque foi encontrado óleo de cannabis na sua bagagem; outro prisioneiro é ex-fuzileiro naval condenado por espionagem| Foto: EFE/EPA/YURI KOCHETKOV

Os Estados Unidos ofereceram à Rússia uma “proposta substancial” para conseguir a libertação de dois americanos detidos em território russo, Brittney Griner e Paul Whelan, segundo disse nesta quarta-feira (27) o secretário de Estado americano, Antony Blinken.

A emissora de televisão CNN especificou que Washington teria proposto a Moscou uma troca de prisioneiros pela qual libertaria o traficante de armas russo Viktor Bout em troca da liberdade de Griner e Whelan, o que ainda não foi confirmado pelas autoridades.

Blinken anunciou em entrevista coletiva que planeja falar nos próximos dias com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, naquela que será a primeira conversa entre os dois desde o início do conflito com a Ucrânia, em 24 de fevereiro.

“Temos duas prioridades quando se trata de americanos detidos de forma arbitrária e injusta em qualquer lugar do mundo, incluindo a Rússia (...) que sejam libertados e possam voltar para casa e trabalhar para evitar essa prática horrível”, destacou Blinken.

Griner é uma jogadora de basquete profissional que é acusada de posse de drogas e contrabando. A bicampeã mundial e olímpica com seu país foi presa em fevereiro deste ano no aeroporto Sheremetyevo, em Moscou, depois que funcionários da alfândega encontraram óleo de cannabis, uma substância proibida na Rússia, entre seus pertences.

Já Whelan é um ex-fuzileiro naval preso por agentes do Serviço Federal de Segurança (FSB, antiga KGB) em um hotel de Moscou em 2018 e condenado a 16 anos de prisão após ser considerado culpado de “atividades de espionagem” a favor dos EUA.

Blinken afirmou ainda que o presidente Joe Biden esteve diretamente envolvido nas negociações e que ele mesmo autorizou a proposta que foi feita a Moscou.

Mais tarde, um dos porta-vozes da Casa Branca, John Kirby, revelou em coletiva de imprensa alguns detalhes da negociação com a Rússia.

Kirby explicou que Washington fez sua proposta a Moscou “há várias semanas” e garantiu que a Casa Branca deixou claro que é “uma proposta séria” com o objetivo de que o Kremlin “leve a sério” para que Griner e Whelan possam retornar para suas casas o mais rápido possível.

“Isso é algo que tem sido uma prioridade para o presidente”, ressaltou Kirby. Segundo explicou, um dos funcionários de alto escalão do governo entrou em contato com as famílias de Griner e Whelan na quarta-feira por telefone para oferecer detalhes do processo.

“Estamos em contato constante com as duas famílias sobre o andamento das negociações. Estamos trabalhando muito para mantê-los informado”, declarou.

Por outro lado, Kirby se recusou a confirmar se Bout, encarcerado em uma prisão dos EUA, faz parte do acordo com a Rússia, como informou a CNN. “Não vou falar de indivíduos específicos”, respondeu diante da insistência dos jornalistas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]