• Carregando...

O governo Bush deu sinais de que está preparado para formar uma coalizão independente para congelar os ativos iranianos e limitar o comércio se o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) falhar em penalizar o governo de Teerã por seu programa de enriquecimento nuclear, informou o "Los Angeles Times" neste sábado.

Uma resolução do Conselho de Segurança deu ao Irã até 31 de agosto para suspender seu enriquecimento de urânio, programa que pode fornecer combustível para produzir eletricidade ou armas atômicas, se não quiser enfrentar penalidades.

O embaixador dos EUA na ONU, John Bolton, disse em entrevista no final desta semana que os EUA pretendem introduzir uma resolução impondo penalidades, como proibição de viagens e o congelamento de ativos para líderes iranianos, logo após o prazo final de 31 de agosto, disse o diário.

O jornal afirmou que Bolton parecia otimista de que a China e a Rússia, membros do Conselho que estavam relutantes em impor sanções, concordariam com o texto. "Estão todos a bordo", disse Bolton segundo o jornal.

Mas na sexta-feira a Rússia rejeitou, por enquanto, a imposição de sanções, depois de Teerã concordar com as negociações, mas se recusar a suspender o enriquecimento. No caso de Rússia e China não aceitarem a resolução, Washington está trabalhando em um caminho diplomático paralelo fora das Nações Unidas, disse Bolton.

Analistas dizem que a estratégia reflete não apenas a frustração dos EUA com a inação do Conselho de Segurança sobre o Irã, mas também a atual fraqueza da posição de Washington por seu papel polêmico em uma série de conflitos no Oriente Médio, mais recentemente no Líbano, disse o Times.

Sob as leis de terrorismo americanas, Washington pode impor suas próprias sanções, inclusive coações financeiras a Teerã e a interceptação de materiais nucleares e de mísseis em rota para o Irã, disse Bolton, e os EUA estão encorajando outros países a fazerem o mesmo.

"Você não precisa da autoridade do Conselho de Segurança para impor sanções, como nós temos", disse ele. Os Estados Unidos já fazem amplas restrições sobre quase todo o comércio com o Irã desde 1987.

O Times disse que Bolton e autoridades do Tesouro norte-americano se recusaram a fornecer detalhes sobre quais países poderiam estar interessados em se juntar às sanções, citando a "delicadeza" das negociações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]