• Carregando...

O ex-presidente americano e Prêmio Nobel da Paz Jimmy Carter afirmou nesta quarta-feira que os Estados Unidos torturam seus prisioneiros, contradizendo o presidente George W. Bush.

"Não se trata de uma simples suspeita. Tenho certeza" de que o governo Bush pratica tortura, disse Carter à rede de televisão CNN.

"Este governo não tortura as pessoas. Respeitamos a lei americana e nossos compromissos internacionais", disse Bush na sexta-feira passada.

"É possível que uma pessoa tenha sua própria definição de tortura e diga que não a pratica", frisou Carter, para quem a declaração de Bush "não condiz com as normas internacionais em matéria de tortura vigentes desde que foi promulgada a declaração dos Direitos Humanos, há 60 anos".

"O presidente dá sua própria definição do que praticamos e autorizamos em matéria de tortura de prisioneiros", acrescentou.

Bush tratava de responder a um artigo do New York Times, segundo o qual existem documentos do departamento da Justiça que dizem que a lei não impede espancar um prisioneiro, nem o submeter a temperaturas extremas ou a simulações de afogamento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]