Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Problemas econômicos

EUA registram aumento recorde de pessoas morando na rua

Acampamento de moradores de rua em Oakland, Califórnia, EUA, 22 de abril de 2024.
Acampamento de moradores de rua em Oakland, Califórnia, EUA, 22 de abril de 2024. (Foto: JOHN G. MABANGLO / EFE)

Ouça este conteúdo

O aumento de pessoas morando rua nos Estados Unidos alcançou o recorde de 18,1%, em 2024, segundo dados do Departamento de Habitação e Desenvolvimento Urbano (HUD na sigla em inglês).

O departamento, responsável por compilar anualmente informações de pessoas sem-teto, aponta que o número é um reflexo da inflação persistente e dos altos preços de imóveis no País. Segundo a Coalizão Nacional de Habitação para Baixa Renda, os custos de moradias nos EUA aumentaram em 20% de 2021 a 2024.

Outro destaque que foi apresentado no relatório do HUD diz respeito aos “salários estagnados entre famílias de renda média e baixa, e os efeitos persistentes do racismo sistêmico”, dentre outros fatores.

Em nota, Adrianne Todman, chefe da agência HUD, afirmou que é necessário que os dados apontem caminhos que ajudem na diminuição do número de pessoas morando na rua. “É crucial que nos concentremos em esforços baseados em evidências para prevenir e acabar com a falta de moradia”, enfatizou Todman.

O fim de programas de proteção de renda, desastres naturais e o aumento da imigração também foram pontuados na pesquisa como fatores expressivos para o aumento do número.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.