
Ouça este conteúdo
Representantes do governo dos Estados Unidos classificaram como “muito positiva e construtiva” a reunião diplomática com autoridades do governo iraniano neste sábado (12). As duas comitivas se reuniram na cidade de Mascate, capital de Omã, país localizado na Península Arábica, para alcançar um consenso acerca do programa nuclear iraniano.
"As conversas foram muito positivas e construtivas, e os Estados Unidos estão profundamente agradecidos ao Sultanato de Omã por seu apoio a esta iniciativa", afirma o comunicado divulgado pela Casa Branca, que também agradeceu a "atmosfera construtiva" promovida durante as quase três horas de reunião com o Teerã.
No mesmo comunicado, o enviado especial da Casa Branca, Steve Witkoff, afirmou que "recebeu instruções do presidente (Donald) Trump para resolver, se possível, as diferenças entre as duas nações por meio do diálogo e da diplomacia".
Antes do encontro deste sábado, o líder da comitiva do Irã, o experiente diplomata Abbas Araqchi, havia afirmado que o país estava em busca de um "acordo justo e digno, baseado na igualdade entre as partes". Ele também ressaltou que, caso os Estados Unidos adotem uma postura semelhante, há possibilidade de se alcançar um entendimento preliminar que possa pavimentar o caminho para futuras negociações.
Araqchi também foi enfático ao afirmar que os diálogos se concentrarão exclusivamente na questão nuclear, deixando de fora temas como o programa de mísseis do Irã e o apoio a grupos como os houthis no Iêmen e o Hezbollah no Líbano — tópicos que Washington deseja incluir.
Um novo encontro entre os países é aguardado para o próximo dia 19 de abril, também em Mascate.



