Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Casa Branca

EUA suspendem emissão de vistos de visitante para cidadãos de Gaza

Sob Trump, os Estados Unidos suspenderam emissão de vistos de visitante para cidadãos da Faixa de Gaza. (Foto: EFE/EPA/MOHAMED HOSSAM)

Ouça este conteúdo

Os Estados Unidos anunciaram neste sábado (16) que paralisaram a emissão de vistos de visitante a pessoas procedentes da Faixa de Gaza, a fim de realizar uma "exaustiva" revisão do processo pelo qual concederam recentemente uma "pequena quantidade" de vistos humanitários a partir do enclave.

"Todos os vistos de visitantes para pessoas de Gaza estão sendo suspensos enquanto realizamos uma revisão completa e exaustiva do processo e dos procedimentos usados para emitir uma pequena quantidade de vistos médicos e humanitários temporários nos últimos dias", informou na rede social X o Departamento de Estado americano.

No comunicado, o governo dos EUA não ofereceu detalhes sobre quanto tempo durará essa verificação.

Uma aliada de Trump, a artista conservadora Laura Loomer, atribuiu a si o mérito da medida, ao afirmar que a decisão da Casa Branca veio após suas críticas de que um dos voos de refugiados facilitados pela organização HEAL Palestine — a qual ela acusa que os que chegavam poderiam ser membros radicalizados do Hamas e matar americanos.

Como parte da restritiva política migratória da administração do presidente Donald Trump, o Departamento de Estado cancelou centenas de vistos desde o último mês de janeiro, incluindo os de centenas de estudantes estrangeiros que participaram de atos pró-Palestina, e em grande medida, pró-Hamas.

A gestão do republicano é marcada por aproximações com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, que tem mantido uma postura enfática de destruição do Hamas e, aprovou recentemente, o plano militar do país para ocupar militarmente a Cidade de Gaza.

O presidente americano expressou a necessidade de pôr fim ao conflito em Gaza. Washington serve de mediador nas negociações indiretas em Doha entre o Hamas e as lideranças israelenses.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.