Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
prisioneiros

EUA transferem 4 de Guantánamo para Albânia e Espanha

Ainda restam 188 detentos no presídio que Obama havia prometido desativar até janeiro de 2010. Países relutam em receber prisioneiros acusados de terrorismo

Quatro detentos da polêmica prisão militar norte-americana de Guantánamo, encravada em Cuba, foram transferidos para a Albânia e a Espanha, disse o Departamento de Justiça dos EUA nesta quarta-feira.

O tunisiano Saleh Bin Hadi Asasi, o egípcio Sharif Fati Ali al Mishad e o líbio Abdul Rauf Omar Mohammad Abu al Qusin foram para a Albânia. O quarto preso, um palestino não identificado, foi para a Espanha, que havia dito estar disposta a receber até cinco detentos de Guantánamo.

O Departamento de Justiça afirmou que houve coordenação com Madri e Tirana para que as transferências "ocorressem sob as medidas de segurança e as consultas adequadas."

Ainda restam 188 suspeitos estrangeiros de terrorismo na prisão militar, que o presidente Barack Obama havia prometido desativar até janeiro -- prazo que foi descumprido devido a empecilhos jurídicos e políticos, o que inclui a relutância de outros países em receberem os presos, enquanto nenhum deles deve ser solto nos EUA.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.