• Carregando...
EUA chegam à marca de metade da população adulta vacinada contra Covid-19
EUA chegam à marca de metade da população adulta vacinada contra Covid-19| Foto: Pixabay

Metade dos adultos nos Estados Unidos já recebeu a vacinação completa contra a Covid-19, informou a Casa Branca. O número foi alcançado nesta terça-feira (25). O governo americano informou que quase 130 milhões de pessoas com mais de 18 anos já foram imunizadas e que cerca de 163,9 milhões de pessoas - 60% da população adulta - já receberam ao menos uma dose dos imunizantes usados no país.

A campanha de vacinação em massa nos EUA, iniciada no final de 2020, acelerou no primeiro semestre deste ano. O presidente americano Joe Biden havia prometido aplicar 200 milhões de doses em seus 100 primeiros dias de governo -- meta que foi ultrapassada. A média móvel de doses aplicadas diariamente subiu de 691,2 mil em 19 de janeiro para 1,6 milhão em 16 de fevereiro, quase um mês após a posse do democrata.

A vacinação entre adolescentes de 12 anos ou mais acelerou nas últimas semanas no país, após a aprovação da ampliação do uso do imunizante da Pfizer para essa faixa etária.

Biden quer garantir que 70% dos adultos no país recebam ao menos uma dose da vacina antes do dia 4 de julho, quando se comemora o dia da independência dos Estados Unidos.

A campanha de vacinação nos EUA, no entanto, passa por uma desaceleração. No país, cerca de 48 mil oficiais da Marinha decidiram não tomar a vacina, enquanto pesquisas indicam que parte da população também deve resistir à imunização. Como consequência, a média de doses diárias aplicadas atualmente, 1,78 milhão, é 47% menor que o recorde alcançado em 13 de abril.

Para contornar o problema, vários estados americanos criaram incentivos à vacinação, que incluem cupons de descontos, doces gratuitos e até mesmo bilhetes de loteria para quem for vacinado. No estado de Ohio, os vacinados entram em uma loteria com prêmio de US$ 1 milhão.

Ao mesmo tempo, somente na última semana o país viu uma queda de 23% no número de novos casos de Covid-19 e 4% no número de mortes causadas pela doença. A média móvel relativa às hospitalizações também caiu.

Em março deste ano, a Casa Branca impulsionou a campanha para a vacinação e estendeu o direito a "todos os adultos nos Estados Unidos". A medida abriu espaço para imigrantes ilegais e turistas receberem o imunizante.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]