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Caos Aéreo

Europa busca um novo sistema de controle aéreo

Crise provocada por cinzas vulcânicas vai acelerar criação de controle aéreo europeu único. Erupção continua, mas com pouca emissão de cinzas

Erupção vulcânica cobriu de cinzas as regiões mais próximas | Reuters
Erupção vulcânica cobriu de cinzas as regiões mais próximas (Foto: Reuters)
Vulcão islandês continua em atividade, mas emissão de cinzas é reduzida |

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Vulcão islandês continua em atividade, mas emissão de cinzas é reduzida

Emissão de cinzas na sexta-feira (23) foi de cerca de 10 toneladas. No auge da crise aérea as emissões chegavam a 750 toneladas |

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Emissão de cinzas na sexta-feira (23) foi de cerca de 10 toneladas. No auge da crise aérea as emissões chegavam a 750 toneladas

A União Europeia (UE) acelerou as medidas para a realização de uma ampla reforma de seu controle de tráfego aéreo nesta sexta-feira, após a crise por causa de cinzas vulcânicas ter transformado a maior parte do continente em zona proibida para voos durante dias. "O pior já passou, mas há uma grande quantidade de trabalho a ser feita para lidar com a crise de gerência", disse o comissário de transportes da UE, Siim Kallas.

A Alemanha convidou especialistas em aviação, autoridades da UE e representantes da indústria para irem a Berlim na terça-feira para discutir o estabelecimento de padrões para viagens aéreas. A Espanha, que atualmente ocupa a presidência rotativa da UE, disse que ministros de transportes do bloco vão se reunir no dia 4 de maio em Bruxelas para discutir a unificação do espaço aéreo da Europa.

O espaço aéreo europeu estava em sua maior parte livre das cinzas vulcânicas da Islândia segundo a agência de controle aéreo Eurocontrol. Todo o espaço aéreo britânico foi liberado depois que quatro pequenos aeroportos escoceses foram reabertos.

Mas pela primeira vez desde a erupção de 14 de abril, o principal aeroporto internacional da Islândia ficou fechado depois que os ventos mudaram de direção e levaram as cinzas na direção da capital do país, Reykjavik, que fica a oeste do vulcão

Eyjafjallajokull. Já os voos em todo o restante da Europa ocorreram normalmente, disse a porta-voz da Eurocontrol, Kyla Evans. Cerca de 29 mil voos estavam previstos.

Uma semana de fechamento de espaços aéreos pelas cinzas criou a pior crise da aviação civil na Europa desde a Segunda Guerra Mundial. Mais de 100 mil voos foram cancelados e as empresas aéreas podem ter tido prejuízos de mais de US$ 2 bilhões.

O projeto do "Céu Europeu Único" deveria começar em 2012, mas Kallas disse que a última crise mostrou que "não podemos esperar por tanto tempo".

"A falta de um único regulador europeu para o controle de tráfego tornou muito difícil responder à crise. Nós precisávamos de uma resposta europeia rápida e coordenada...em vez disso tivemos um quadro fragmentado de 27 espaços aéreos", disse Kallas.

A UE tem 27 redes nacionais de controle de tráfego aéreo, 60 centros de tráfego e centenas de centros de aproximação e torres Em contraste, os Estados Unidos gerenciam duas vezes o número de voos com um custo semelhante usando apenas cerca de 20 centros de controle.

"Sem um regulador central, a Europa estava operando com uma mão atada às costas", disse ele.

Um sistema de navegação europeu sem costuras ordenaria as rotas em ziguezague do continente para reduzir a queima de combustível e reforçaria o papel da Agência de Segurança Aérea Europeia que atualmente lida principalmente com problemas de navegabilidade aérea. Ele permitiria que um único centro de comando desviasse o tráfego e fornecesse dados detalhados para os centros nacionais de tráfego aéreo.

Até agora, os governos europeus desejaram manter a completa soberania sobre seus espaços aéreos por questões de segurança. Alguns funcionários também lutam contra o novo programa. Controladores aéreos franceses, temendo cortes de salário e perda de empregos, entraram em greve por causa da questão.

Na Islândia, o vulcão estava ativo nesta sexta-feira, mas a produção de cinzas foi pequena. Magnus Tumi Gudmundsson, geofísico da Universidade da Islândia, disse que o vulcão estava expelindo apenas algo entre 10 e 12 toneladas métricas de cinzas por segundo no ar, ante 750 toneladas por segundo durante o ápice da erupção. "A ameaça do vulcão agora é local. Não é hemisférica", disse ele.

Ainda assim, ele disse que a erupção continua e que os cientistas continuam a observá-la de perto.

A Comissão Europeia também avalia formas de ajudar as companhias aéreas enfrentando o custo gerado pelos milhares de voos cancelados por causa da cinza emitida por um vulcão na Islândia, disse Kallas. Ele disse que apresentará sua análise preliminar sobre a crise para seus colegas comissários da UE na reunião do grupo na terça-feira.

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