• Carregando...
Ditador da Venezuela, Nicolás Maduro
Ditador da Venezuela, Nicolás Maduro| Foto: Divulgação/Palácio Miraflores/AFP

O Grupo de Contato Internacional, formado por países europeus e latino-americanos em fevereiro deste ano para tratar da crise na Venezuela, está pressionando o ditador Nicolás Maduro a voltar à mesa de negociações com a oposição venezuelana representada por Juan Guaidó, presidente da Assembleia Nacional e considerado presidente interino da Venezuela por Brasil, Colômbia, Estados Unidos e outros 50 países.

No início de agosto, os chavistas abandonaram as conversas intermediadas pela Noruega e, em 13 de setembro, Guaidó afirmou que o regime usou de todas as desculpas possíveis para não aceitar os pré-acordos que levariam a um processo de transição pacífica de governo na Venezuela. Dias depois, Maduro anunciou um acordo com uma oposição minoritária. A chamada "mesa nacional de diálogo" chegou a entendimentos em dez pontos, incluindo a reincorporação de deputados do Partido Socialista Unido de Venezuela (Psuv), de Maduro, e seus aliados na Assembleia Nacional. A medida porém, também foi condenada pelo Grupo de Contato Internacional.

Confira a íntegra do comunicado:

"O Grupo Internacional de Contato (ICG, na sigla em inglês) reuniu-se no nível ministerial em Nova York em 23 de setembro. O Grupo deu boas-vindas ao Panamá, que juntou-se ao grupo como membro titular.

Os membros do ICG reafirmaram que a única solução sustentável para a crise venezuelana é política, pacífica e democrática, excluindo o uso da força e por meio de eleições presidenciais credíveis e transparentes. Eles expressaram sua preocupação com a suspensão temporária das negociações facilitadas de Oslo (Noruega) e instaram as partes a voltarem a negociações inclusivas, credíveis e sérias com base na agenda previamente acordada.

Para serem credíveis, as negociações devem ser representativas e apresentar uma perspectiva real de um retorno à democracia e ao Estado de Direito na Venezuela. A Assembleia Nacional, como o órgão eleito democraticamente, precisa ser um ator central nesse processo. A recentemente lançada 'mesa nacional' entre as autoridades e algumas forças políticas minoritárias não oferece as garantias necessárias de um processo participativo e inclusivo.

A situação no país não permite mais atrasos. Uma transição negociada que leva a eleições presidenciais credíveis, transparentes e monitoradas internacionalmente, a reinstituição dos poderes públicos e um pacote de garantias que permitem a coexistência política são elementos essenciais para superar a crise, alcançar a reconciliação nacional e a recuperação econômica. Rotas alternativas só podem levar a mais polarização, maior deterioração da situação humanitária e aumento das tensões regionais com sérios riscos de erro de cálculo.

A gravidade das conclusões do relatório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (HCHR) sobre a situação no país não pode ser ignorada. O grupo pede total cooperação com o Escritório da Alta Comissária e os procedimentos especiais do HCHR, inclusive facilitando o acesso irrestrito ao país. O grupo apoia as medidas tomadas para abrir um escritório do HCHR na Venezuela. A totalidade das recomendações contidas no relatório do HCHR deve ser totalmente implementada, especialmente as que se concentram em prevenção, investigação, prestação de contas, reparações e garantias de não repetição. O ICG está pronto para ajudar o HCHR da ONU em seus esforços para garantir a promoção e proteção dos direitos humanos e liberdades fundamentais na Venezuela.

O ICG reconhece a libertação condicional da prisão do vice-presidente da Assembleia Nacional, Edgar Zambrano, mas enfatiza que todos os outros presos políticos arbitrariamente detidos devem ser imediatamente libertados.

O ICG reitera sua profunda preocupação com o agravamento da situação humanitária na Venezuela. A falta de acesso a serviços básicos, alimentos, escassez de água, eletricidade e combustível e níveis crescentes de violência geraram necessidades em larga escala e levaram as pessoas a deixar o país.

O ICG observa o reconhecimento oficial da crise humanitária e dá boas-vindas às melhorias substanciais na instalação e coordenação do sistema humanitário. O grupo elogia os esforços da ONU e de todos os atores que trabalham em equipes humanitárias no país para coletar informações e emitir o primeiro plano de resposta humanitária com o objetivo de fornecer e acelerar as respostas às múltiplas necessidades das pessoas.

No entanto, as capacidades de implementação ainda são fracas em comparação com as necessidades. Ainda existem várias restrições quanto ao acesso e condições operacionais para organizações humanitárias, em particular ONGs. O ICG enfatiza a necessidade de garantir condições adequadas para o envio de organizações humanitárias nacionais e internacionais especializadas. É crucial que as organizações humanitárias tenham acesso desimpedido àqueles em situação de vulnerabilidade, a fim de operar de maneira independente, prestar assistência rapidamente, sem restrições e livre de qualquer interferência política. A ajuda humanitária para os necessitados é um imperativo humanitário; e não deve estar sujeito a condições ou usado como parte de negociações políticas.

Ciente da necessidade urgente de aumentar rapidamente a assistência, o ICG pede aos doadores que aumentem substancialmente o financiamento humanitário e coordenem intervenções para permitir seu uso mais eficiente.

A crise venezuelana de refugiados e migrantes agora está se tornando uma das maiores crises humanitárias de nossos tempos e sua magnitude coloca grandes desafios para a região. Estima-se que, até o momento, 4,3 milhões de venezuelanos tenham fugido principalmente dos países vizinhos que carregam o maior fardo desta crise. É preciso fazer mais pela comunidade internacional para apoiar os países anfitriões em termos de registro e assistência de emergência, como abrigo, assistência médica, alimentação, mas também um apoio mais estrutural destinado a criar oportunidades econômicas, acesso à educação das crianças e integração no acolhimento comunidades. A este respeito, o ICG recebeu com satisfação o anúncio, pela UE, da próxima Conferência Internacional de Solidariedade sobre a crise venezuelana de refugiados e migrantes, a ser realizada em Bruxelas, no final de outubro. Esta iniciativa será coorganizada com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) e a Organização Internacional de Migração (OIM), em estreita coordenação com o processo de Quito.

Mais do que nunca, a Venezuela precisa do apoio de uma comunidade internacional que trabalha em conjunto e em complementaridade. Esforços internacionais coordenados são cruciais para ajudar os venezuelanos a restaurar a democracia e a ordem constitucional. O Grupo concordou em continuar sua divulgação a todos os atores internacionais relevantes e parabenizou a realização de reuniões com a Comunidade do Caribe (Caricom) e o Grupo Lima. Os contatos estreitos com as partes interessadas nacionais também continuarão, inclusive através de uma nova visita do consultor especial da Venezuela, Enrique Iglesias, a Caracas".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]