Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Filho de brasileiros

Ex-congressista George Santos é sentenciado a sete anos de prisão nos EUA

O ex-congressista republicano por Nova York, George Santos, foi sentenciado nesta sexta-feira (25) (Foto: EFE/EPA/PETER FOLEY)

Ouça este conteúdo

O ex-membro da Câmara dos Representantes dos EUA George Santos, filho de brasileiros, foi sentenciado nesta sexta-feira (25) a mais de sete anos de prisão devido às atividades fraudulentas cometidas durante sua campanha eleitoral de meio de mandato em 2022.

Ele se declarou culpado em agosto do ano passado em um tribunal de Nova York pelos crimes federais. Sua cassação ocorreu em dezembro de 2023.

O ex-deputado republicano, de 36 anos, respondia na Justiça a 23 acusações, entre elas, fraude, lavagem de dinheiro, desvio de verbas públicas, falso testemunho, conspiração contra o país, fazer declarações falsas à Comissão Eleitoral Federal (FEC, na sigla em inglês) para obter fundos de campanha e falsificar documentos enviados a este órgão.

Ele admitiu ter enganado doadores e roubado a identidade mais de uma dezena de pessoas, incluindo membros de sua própria família, para financiar sua campanha eleitoral.

A sentença foi proferida pela juíza Joanna Seybert, que decidiu que o ex-congressista deverá passar 87 meses detido. Santos compareceu no tribunal para ouvir a sentença.

A defesa do ex-deputado enviou uma carta à corte de Nova York, nesta semana, dizendo que ele estava “profundamente arrependido” por seus crimes, mas disse que a pena proposta pelos promotores era "severa demais".

Uma fonte familiarizada com o caso disse que a previsão é que ele comece a cumprir a pena no dia 26 de julho, segundo a emissora Fox News.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.