• Carregando...

O ex-ditador da EspanhaFrancisco Franco, que governou o país de 1939 até 1975, perdeu postumamente nesta quinta-feira (27) o título de prefeito honorário da cidade em que nasceu.

O conselho municipal de Ferrol, na região da Galícia, nordeste do país, aprovou uma moção apresentada por um partido regional de esquerda, o Bloco Nacionalista Galego, afirmou uma porta-voz do conselho.

Muitos espanhóis ainda se dividem sobre os acertos e os erros da guerra civil no país, entre 1936 e 1939, e a ditadura que a sucedeu.

Estátuas de Franco e nomes de ruas que o celebram têm gradualmente desaparecido de muitas cidades espanholas após quase três décadas de democracia.

Na semana passada, o juiz Baltasar Garzón desistiu de investigar o desaparecimento de 130 mil pessoas durante e após a Guerra Civil, muitas das quais foram fuziladas por forças de Franco e enterradas em valas comuns.

Promotores disseram que a investigação desrespeitava uma lei de anistia, de 1977, que cobre o período da guerra.

O juiz Baltasar Garzón espera agora que tribunais locais abram as 19 valas comuns que ele identificou para exumar os restos mortais, incluindo aqueles que pertenceriam ao poeta Federico García Lorca.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]