Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
lavagem de dinheiro

Ex-líder panamenho Manuel Noriega é extraditado para a França

Uma porta-voz do Departamento de Justiça norte-americano se negou a comentar o caso

O ex-ditador panamenho Manuel Noriega foi extraditado nesta segunda-feira para a França, onde foi condenado por lavagem de dinheiro, afirmaram duas autoridade de Justiça dos Estados Unidos. Ele embarcou em um avião da Air France em Miami nesta tarde, disse uma autoridade sob condição de anonimato.

"Ninguém dos Departamentos de Estado e Justiça teve a cortesia de nos ligar e nos comunicar", disse Frank Rubino, principal advogado de Noriega nos EUA. Ele disse ter tomado conhecimento da extradição por repórteres.

Uma porta-voz do Departamento de Justiça norte-americano se negou a comentar o caso.

Os advogados de Noriega afirmam que, como um prisioneiro de guerra, ele deve ser enviado de volta ao Panamá. Noriega, que cumpriu sua condenação nos Estados Unidos por tráfico de drogas há dois anos, continuou em uma penitenciária na Flórida enquanto lutava contra sua extradição.

General do Exército e ex-informante da CIA, Noriega foi capturado no Panamá em janeiro de 1990, duas semanas após soldados dos EUA invadirem o país. Após ser levado a Miami para ser julgado por tráfico de drogas, foi declarado prisioneiro de guerra.

Foi condenado em Miami por tráfico de drogas, extorsão e formação de quadrilha em 1992. Também foi condenado à revelia na França por lavagem de dinheiro do lucro obtido com o tráfico de cocaína e por usar o dinheiro para comprar três apartamentos de luxo. Noriega pode pedir por um novo julgamento se for extraditado.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.