Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Geopolítica

Ex-repúblicas soviéticas passam por reintegração

Moscou (AE) – Uma década e meia depois da desintegração da União Soviética, os países que faziam parte do bloco soviético passam por uma nova etapa: o da reintegração. Um estudo do Banco Mundial nas ex-repúblicas soviéticas mostra, porém, que várias economias voltam a estabelecer relações de dependência com a Rússia, enquanto os países do Leste Europeu direcionam suas economias e políticas para a Europa. Para os analistas, a nova reintegração do ex-bloco soviético ameaça criar uma divisão cada vez maior entre os países mais pobres e os mais ricos que pode ser perigoso para a estabilidade regional

Nos últimos dez anos, as exportações das 27 ex-repúblicas soviéticas e dos países do Leste Europeu triplicaram. Mas na segunda década de transição do comunismo para o capitalismo, um fosso cada vez maior está sendo criado na região.

De um lado, o Banco Mundial destaca oito novas economias, como Polônia e Hungria, que se juntaram à União Européia (UE), além de países do Leste Europeu que ainda negociam uma entrada no bloco. Do outro lado estão as ex-repúblicas soviéticas, como a Geórgia, Bielo-Rússia ou o Casaquistão que, apesar de conquistarem independência política, continuam dependendo de Moscou para sobreviver economicamente ou pelo menos em termos energéticos.

Os países que conseguiram superar índices de pobreza e se desenvolver rapidamente foram aqueles que promoveram maior integração com outras regiões e não apenas com a Rússia, além de terem realizado reformas internas. As diferenças na renda per capita demonstram o fosso crescente entre as economias do Leste Europeu que aderiu à UE e dos países que orbitam a Rússia. Enquanto o PIB per capta do Usbequistão é de apenas US$ 1,9 mil, o da Hungria chega a US$ 16 mil.

Sem poder frear a adesão do Leste Europeu à UE, a Rússia colocou em andamento um projeto para tentar atrair os vizinhos para si. Desde 2000, o presidente russo Vladimir Putin vem estabelecendo estratégias de aproximação às ex-repúblicas soviéticas com base em dois pilares: a luta contra o terrorismo e a criação de mercados comuns.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.