• Carregando...
Tony Bobulinski
Tony Bobulinski, ex-sócio de Hunter Biden, fala a repórteres em um hotel em Nashville, Tennessee, em 22 de outubro de 2020| Foto: MANDEL NGAN/AFP

Tony Bobulinski, ex-sócio de Hunter Biden, acusou o candidato democrata à presidência, Joe Biden, de "mentir" sobre o seu envolvimento dele nos negócios do filho no exterior. "Quando ele afirma isso, é uma mentira descarada", disse Bobulinski em entrevista ao apresentador da Fox News, Tucker Carlson, que foi ao ar na terça-feira.

Ex-tenente da Marinha dos EUA e investidor corporativo, Bobulinski foi CEO da SinoHawk Holdings, empresa criada para encontrar investimentos para a CEFC China Energy nos Estados Unidos e em outros países, mas que, segundo ele, era fruto de uma parceria entre o conglomerado chinês de petróleo e a família Biden.

Em um e-mail de 13 de maio de 2017 os sócios da empresa – além de Hunter, Jim Biden, irmão do candidato presidencial, também era sócio – discutiam um plano para segurar 10% da Oneida Holdings, joint venture relacionada nas negociações, "do H para o big guy". O "big guy" era Joe Biden e "H" era Hunter, segundo Bobulinski.

Na semana passada, Bobulinski organizou uma coletiva de imprensa para declarar que Joe Biden estava a par das discussões sobre os esforços do filho para formar um empreendimento de investimento com a empresa petrolífera chinesa. Segundo o Wall Street Journal, o empreendimento foi estabelecido em 2017 – depois que Biden havia deixado o cargo de vice-presidente dos EUA e antes de começar sua campanha à presidência – e nunca recebeu propostas de recursos da empresa chinesa, nem concluiu negócios, segundo pessoas a par do assunto. O WSJ analisou registros corporativos da empresa e afirmou que não há nenhuma referência a Joe Biden.

A campanha de Joe Biden nega que o candidato soubesse dos negócios do filho no exterior. Outro sócio da SinoHawk, James Gilliar, disse ao jornal americano que não tem conhecimento de nenhum envolvimento do ex-vice-presidente nas negociações e que "a atividade em questão nunca gerou nenhuma receita".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]