O exército colombiano estourou uma emissora clandestina da guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) nos Llanos Orientales, informaram neste sábado fontes militares.
A emissora foi encontrada na zona rural da cidade de Cubarral no departamento de Meta.
Tropas da 13ª Brigada chegaram ao local em que funcionava a rádio, que pertencia à frente 53 das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).
No local foram encontrados "um gerador, uma CPU, um monitor, uma bateria de alta potência, 300 metros de cabo para comunicações, quatro escâneres, diferentes equipamentos de comunicação e material de guerrilha" (algumas armas), relatou um comunicado oficial.
Muito perto dali, acrescentou o informe, foi localizado um esconderijo em que encontraram "quatro explosivos improvisados de sistema de ativação por pressão, 50 metros de cabo para explosivos, 25 quilos de mantimentos e uniformes".
As tropas entregaram às autoridades competentes as equipes "de importância para a doutrinação dos integrantes e colaboradores da organização insurgente", segundo o reporte.
As Forças Militares colombianas já estouraram outras emissoras como "A Voz da Resistência", assim como jornais clandestinos da principal guerrilha do país.
Não foram informados confrontos nem prisões durante a operação.



