Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Operação

Exército do Iraque anuncia trégua de 72 horas em Falluja

Após semanas de conflitos entre rebeldes e tropas do governo, foi tomada a decisão por parte do Ministério da Defesa do Iraque

O Ministério da Defesa do Iraque anunciou neste sábado uma trégua de 72 horas das operações militares em Falluja, após semanas de conflitos entre rebeldes e tropas do governo.

O anúncio levanta a possibilidade de uma solução negociadas para o fim da crise, que se intensificou após homens armados tomaram partes da capital da província Anbar, Ramadi, que fica a oeste de Falluja.

"As operações militares contra alvos de organizações terroristas em Falluja foram interrompidos por 72 horas", informou o ministério em comunicado.

Segundo o governo, a decisão foi tomada "em resposta à boa vontade e as comunicações frequentes com forças do bem e com as pessoas que pedem paz e, por isso, decidimos parar com o derramamento do sangue em Falluja", acrescentou.

Desde que as principais cidades de Anbar foram tomadas por rebeldes, mais de 370 mil pessoas tiveram de fugir da violência, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU). Segundo levantamento da Agência France Press, somente no mês de fevereiro 580 pessoas morreram em conflitos na região.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.