Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Acordo de paz

Exército do Sudão diz ter matado 108 rebeldes do Darfur

Grupo rebelde anunciou na semana passada que suspenderia negociações de paz com o governo, acusando-o de quebrar um acordo de cessar-fogo

O exército sudanês disse que atacou um importante centro rebelde em Darfur e que matou 108 insurgentes na noite desta sexta-feira (14), um duro golpe para as já difíceis negociações de paz na remota região.

O grupo rebelde Movimento por Justiça e Igualdade (JEM, na sigla em inglês) negou o ocorrido, afirmando que deixou a região de Jabel Moun voluntariamente dias antes para evitar que a população sofresse com os bombardeios do governos.

Mas o movimento também afirmou que outros ataques recentes mostram que o governo do Sudão escolheu voltar à guerra e que as chances de conseguir negociar uma solução são mínimas.

O JEM disse na semana passada que iria suspender as negociações de paz com o governo, acusando-o de quebrar um acordo de cessar-fogo e o acordo de paz inicial assinado em Doha em fevereiro.

O grupo é um de duas forças rebeldes que lutam contra o governo sudanês desde 2003, alegando que Cartum teria marginalizado a população da região e retirado seu financiamento.

O presidente do Sudão, Omar Hassan al-Bashir, que mobilizou milícias para lutar contra os rebeldes, enfrenta acusações da Corte Criminal Internacional de ter sido responsável por crimes de guerra na região.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.