• Carregando...

O Exército dos EUA afirmou nesta quarta-feira (15) ter matado o suposto "número dois" do braço iraquiano da rede terrorista al-Qaeda durante operação em Mossul, no norte do país.

Abu Qaswara, também conhecido como Abu Sara, teria sido morto no último dia 5, segundo as forças dos EUA. Na mesma operação, outros quatro suportos terroristas morreram.

Os EUA descreveram Qaswara o como sendo o líder do grupo no norte do Iraque e o segundo na cadeia nacional de comando dele.

"A morte provocará um grande abalo na rede da al-Qaeda", disse o contra-almirante Patrick Driscoll, porta-voz das Forças Armadas norte-americanas.

Segundo Driscoll, Qaswara, nascido no Marrocos e também conhecido como Abu Sara, havia treinado no Afeganistão e supervisionava os militantes do norte do Iraque vindos de outros países.

Mossul, localizada cerca de 390 quilômetros ao norte de Bagdá, continua a ser uma das áreas mais inseguras do Iraque mesmo depois de os níveis de violência verificados no país haverem diminuído muito.

Forças norte-americanas e iraquianas continuam a realizar operações para acabar com os militantes ainda presentes nessa cidade de composição étnica mista.

Os militares dos EUA afirmam que a al-Qaeda optou por fincar raízes na cidade depois de ter sido expulsa de outras partes do Iraque.

A rede e grupos aliados dela já estiveram no controle de muitas áreas sunitas do Iraque, mas acabaram sendo expulsas de cidades e vilarejos do oeste do país e de bairros de Bagdá.

O nível de violência no Iraque encontra-se em seu menor patamar dos últimos quatro anos, mas o governo dos EUA continua a responsabilizar a al-Qaeda por atentados suicidas e a detonação de carros-bomba contra civis e forças de segurança iraquianas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]