• Carregando...

O exército iraquiano matou mais de 900 jihadistas nos 31 dias da operação para derrubar o bloqueio do grupo Estado Islâmico (EI) à refinaria de Biji, na província de Saladino, no norte do país, informou nesta quarta-feira (19) à Agência Efe o porta-voz do exército iraquiano no front, Alah al Aidani.

As tropas iraquianas, junto com as Forças da Luta Antiterrorista, a Polícia Federal e milícias de voluntários desmontaram 922 artefatos colocados pelos jihadistas nos arredores da refinaria e destruíram 22 carros-bomba durante a operação. Essas forças conseguiram entrar de novo na refinaria no domingo após romper o cerco imposto pelos jihadistas ao redor da instalação.

Aidani explicou por telefone desde a refinaria de Biji que suas forças terminaram ontem à noite a desativação dos artefatos colocados nos acessos da instalação, o que permitiu a saída dos soldados e voluntários que estavam retidos.

O ministro do Petróleo do Iraque, Adil Abdel Mahdi, visitou hoje esta refinaria para avaliar as instalações e as medidas de segurança estabelecidas pelas forças iraquianas. A refinaria de Biji é a mais importante do Iraque e produz 250 mil barris de petróleo diários, embora suas atividades tenham sido suspensas em 10 de junho após o avanço dos jihadistas na região.

As forças iraquianas lançaram mês passado uma ampla operação no norte de Tikrit, capital da província de Saladino, para recuperar Biji, que fica a cerca de 200 quilômetros ao norte de Bagdá.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]