Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Confronto

Exército libanês enfrenta militantes; 3 soldados morrem

Três soldados foram mortos na segunda-feira em combates travados quando forças libanesas avançaram contra militantes islâmicos em um campo de refugiados palestinos.

Um integrante das forças de segurança do Líbano e um político palestino afirmaram que o Exército parecia estar perto de atingir seu objetivo de expulsar os membros do grupo Fatah al-Islam das posições que ocupavam na periferia do campo de Nahr al-Bared, localizado na região costeira do norte do país.

"O Exército está perto de controlar todas as áreas localizadas fora das fronteiras (oficiais) do campo", afirmou a fonte de segurança, explicando que a operação deve estar concluída dentro de poucos dias. "O Exército não vai ingressar no campo."

Segundo uma fonte palestina, esforços eram realizados para acertar um cessar-fogo capaz de colocar o Exército no controle de toda a periferia do campo, deixando os militantes restritos a uma pequena área de Nahr al-Bared.

Testemunhas contaram que batalhas violentas eram travadas entre os soldados e os militantes. Disparos de artilharia das Forças Armadas atingiam Nahr al-Bared, de onde subiam colunas de fumaça.

"Ontem conseguimos destruir os postos do grupo no complexo Samed, na área norte do campo, e a bandeira libanesa tremula ali agora", afirmou um membro das Forças Armadas.

O complexo Samed, que vinha sendo usado como depósito de armas e como campo de treinamento, era uma das principais posições ocupadas pelo Fatah al-Islam.

Três soldados foram mortos e sete ficaram feridos nos combates mais recentes, disseram membros das forças de segurança.

O Exército vem tomando posições do grupo militante, mas sem ingressar dentro das fronteiras oficiais de Nahr al-Bared. Segundo um acordo firmado em 1969, as forças de segurança não podem entrar em nenhum dos 12 campos de refugiados palestinos existentes Líbano.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.